Pin it

terça-feira, 12 de março de 2013

A RESSURREIÇÃO DO TENENTISMO OU A REPETIÇÃO DA HISTÓRIA COMO FARSA? Movimentos de Direita Evocam o Passado de Intervenção das Forças Armadas.




A RESSURREIÇÃO DO TENENTISMO OU A REPETIÇÃO DA HISTÓRIA COMO FARSA? Movimentos de Direita Evocam o Passado de Intervenção das Forças Armadas. 

  
Não morro de amores pela esquerda. Nunca escondi isso. Suspeito que a leitura de alguns anarquistas, ainda na adolescência, inoculou em mim o vírus da desconfiança contra o discurso redentor e os métodos autoritários. Mas consegui conviver com ela relativamente bem, durante algum tempo, e apostar num projeto mais social para o nosso país. Confesso que esta cada vez mais difícil, mas vamos levando. Quanto à direita brasileira, definitivamente, não. Ela não pode ser levada a sério. E digo por quê.

Timidamente a direita está se organizando e saindo às ruas. Acho importante. Empresta vigor à democracia. Mas eles não levam jeito. São desprovidos de bagagem. Precisam copiar a esquerda. E copiar o que ela tem de pior. A intolerância. Antes era a esquerda que gritava FORA para todo mundo. Agora é a direita que quer o PT FORA. À semelhança dos fascistas que protestaram contra Yoani Sánchez, a direita fascista reuniu no último domingo  em São Paulo meia dúzia de voluntaristas que exibiam cartazes ofensivos com slogans pobres e surrados pela salvação do Brasil. Num dos cartazes (abaixo) estava escrito “Morte ao Comunismo”. Onde eles pensam que estão? Na Coréia do Norte? Ou em março de 1964?).



O movimento conhecido como “Os 20 do MASP”, que já havia organizado protestos contra o PT, voltou às ruas das principais cidades do país num protesto contra o PT e contra Lula. Em São Paulo o movimento conseguiu levar cerca de vinte pessoas à Avenida Paulista. Os protestos foram marcados pelas redes sociais, mas parece que não animou os simpatizantes. Dois comentários de transeuntes que viram a manifestação bastam para ilustrar o entusiasmo da turma. A psicóloga Marta Abdo, 55, passava pelo local e disse estranhar a "timidez" dos manifestantes. "Parece meia dúzia de pessoas paradas, sem organização alguma." A auxiliar de almoxarifado Ângela Pires da Silva, 25, que afirmou achar "engraçado aquele pessoal sem se mexer" (Folha de São Paulo).


 
O movimento “Os vinte do MASP” (Uma referência aos “Dezoito do forte de Copacabana”) é ligado ao “Endireita Brasil”.  Ambos os movimentos emergiram nos últimos anos como uma reação aos governos petistas e aos escândalos de corrupção envolvendo o PT. O lema do protesto de domingo era: "Mexeu com o Brasil, mexeu comigo. Por um Brasil sem LULA/PT". O ódio ao Lula já é conhecido. O curioso é realmente a referência ao tenentismo! Aos militares. Mas se lembrarmos de que na página do fecebook do “Instituto Endireita Brasil” os membros fazem reiteradas homenagens aos governos militares e celebram os tempos da ditadura (ver o post “As velhas ideias da nova direita”) veremos que a referência ao tenentismo, coerentemente com os propósitos dos movimentos, é um apelo simbólico às forças armadas e ao que elas representaram politicamente ao longo da história da república. Em outros tempos, quando os militares representavam uma força política viva, eu sentiria medo. Hoje, acho risível. Mais. É revelador do pouco apreço que eles têm pelos valores democráticos. Logo “eles” que se dizem em luta pela defesa da democracia. Parece que são democráticos desde que a esquerda não governe. Essa gente é a manifestação perfeita daquilo que num outro post chamei de “lacerdismo”. Cito algumas declarações dos manifestantes para reforçar minha afirmação. “O professor Antonio da Silva Ortega, 60, dizia ter nojo do PT. "Estou aqui porque não quero que o Brasil vire uma Venezuela ou Cuba, mas não sou de nenhum partido." A professora aposentada Miriam Tebet veio de Ribeirão Preto para a manifestação. Descrevendo-se como "PTfóbica", afirmava no início do evento que mais pessoas poderiam comparecer. "Mas não esqueço o país em que vivo", completou.” (Folha de São Paulo). A PTfobia é uma patologia política, conhecida desde pelo menos 1989, que atinge setores das classes médias brasileiras. O preconceito e a desinformação parecem ser os agentes patológicos mais sérios. Se o problema fosse realmente a corrupção “Os 20 do MASP” deveriam protestar também contra o DEM e o PSDB. Mas não. A manifestante se declara “PTfóbica”. Outro diz sentir nojo do PT.






A evocação e a homenagem ao tenentismo deixa entrever a concepção salvacionista e moralista da república que eles pretendem, como herança histórica, tomar de empréstimo dos tenentes. Se bem que esta gente está muito mais para os militares golpistas de 64 do que para os tenentes da década de 1920. Os tenentes, ao menos, lutavam contra os vícios oligárquicos da república e contra as fraudes eleitorais. Ergueram-se contra os desmandos e os abusos de poder. Tinham um propósito, embora autoritário, justificável. Representavam uma espécie de jacobinismo florianista. A nova direita, que se diz em luta contra a corrupção e por um país mais justo, está na verdade em luta contra o PT e contra Lula. É uma farsa completa. Parece que os escândalos de corrupção envolvendo o DEM e o PSDB, por exemplo, não lhes interessa. Eles querem moralizar o Brasil ou banir o PT da política? Herdaram da década de 1960 o sentimento anticomunista que hoje, anacronicamente, empregam contra o PT. Abaixo, um texto escrito pelos integrantes do movimento que encontrei na net:

“Parabéns a todos os participantes da marcha de protesto contra o governo corrupto do primeiro ministro sr LULADRÃO. Não se admirem que a mídia não divulgue a passeata. Houve várias passeatas no passado, contra o mesmo LULA, que sequer foram mencionadas no pé de algum jornal. A mídia está SUBORNADA. Precisa da propaganda governamental para sobreviver, nada falará, Reinaldo Azevedo tém nos advertido ao longo destes anos sobre esta pistolagem jornalística financiada com dinheiro público que vive do deboche sob encomenda, do achincalhe, da infâmia e das providenciais mentiras. Sobreviveremos.”

O tom é dramático, para não dizer hilário. É uma luta inglória dessa gente saudosa dos tempos da ditadura. A grande mídia, quem diria, esta com o PT (risos). E agora, de que lado a mídia está? A esquerda a acusa de ser direitista e “golpista”. A direita, de ser “subornada” ao governo de esquerda. Se você retirar o nome do Lula e o do Reinaldo Azevedo do texto, fica parecendo um panfletinho de esquerda.  



Já viram aquelas foto-montagens de protestos de certa esquerda em que os militantes aparecem duplicados para ampliar a dimensão do evento e dar a impressão de se tratar de uma multidão? Truque barato. Pois é. Nas fotos do protesto em São Paulo os fotógrafos tomaram cuidado para fechar as lentes e capturar apenas imagens dos manifestantes. Evitaram fotos panorâmicas para não evidenciar o fracasso da manifestação. Os tenentes do Forte de Copacabana estavam em menor número (dezessete militares e um civil) do que os “vinte do MASP”, mas abriram o caminho para derrubar a república dos privilégios e dos coronéis. Se a “nova” direita pretende ressuscitar os ideais do tenentismo devo lembrá-la, com a necessária acidez do velho Marx, que a história se repete, primeiro como tragédia (apenas dois dos dezoito sobreviveram) depois como farsa. Como a história não se repete, não é mesmo, ficamos apenas com a FARSA.


Um comentário: