Pin it

quarta-feira, 1 de maio de 2013

“SANTO CHÁVEZ”: O COMANDANTE BOLIVARIANO E A PIEDADE POPULAR.



“SANTO CHÁVEZ”: O COMANDANTE BOLIVARIANO E A PIEDADE POPULAR.





Desdobramento do post anterior sobre o futuro do chavismo.

Se depender da devoção popular venezuelana o Comandante já é “santo”. As demonstrações públicas de veneração, a comercialização de imagens e a capela construída num bairro em Caracas para dar sede ao novo culto não deixam dúvidas. Chávez saiu da vida para alcançar os altares. Não falo isso em tom de deboche. Nunca acreditei no chavismo, nunca simpatizei com Chávez, mas aprendi a respeitar a devoção popular. Refiro-me à autêntica devoção popular, que não precisa da autorização do vaticano nem da aquiescência das paróquias para existir. O culto a Chávez contraria a igreja católica venezuelana e, certamente, perturba os socialistas bolivarianos espalhados pelas Américas. O “povo” venezuelano que venera Chávez, ouso dizer, nunca foi politicamente bolivariano nem doutrinariamente católico.

A santificação de Chávez tem duas dimensões distintas. De um lado, a dimensão político-eleitoral que procura obter vantagens e explorar politicamente a comoção popular provocada pela morte do líder. O conveniente apoio de um “santo” deixa qualquer oponente em desvantagem. Ter um cristo bolivariano como cabo eleitoral então, é covardia. Este é o lado perverso da santificação. É a exploração política da piedade popular. A campanha eleitoral de Maduro usou e abusou deste expediente. Na outra ponta, temos a dimensão popular do culto ao “santo”. Pelo que podemos ler nas imagens, embora seja cedo ainda para afirmar, a adoração religiosa em torno de Chávez é um fenômeno espontâneo entre as pessoas de origem mais humilde (reluto em usar a expressão “classes populares”). Algumas declarações colhidas entre os “adoradores” do “santo” nos dizem muito sobre as razões da santificação: “É o nosso santo dos pobres”, nos diz Eva Gárcia, de 45 anos, que visita o local todos os dias depois do trabalho. “Decidimos venir para ver la tumba de este hombre que hizo tanto por el pueblo, sobre todo por los más olvidados”, diz Lesbia Torres, que veio do norte da Colômbia para homenagear o Comandante. Outra devota afirma que “nosotros vivimos y trabajamos en Caracas gracias a Chávez”. Marina Flores, residente em Caracas, explica que “Chavecito para mí es todo. Nos dio independencia, nos devolvió lo que otros gobiernos nos habían quitado y nos hizo entender que todos tenemos los mismos derechos” (As falas foram extraídas de artigos de cronistas e jornalistas venezuelanos e correspondentes internacionais). As declarações se multiplicam e apontam numa mesma direção: Chávez intercedeu pelos pobres, lutou pelos seus direitos e criou trabalho para todos.

Podemos considerar Chávez um populista, um oportunista que estendeu benefícios ao povo para conquistá-lo politicamente, mudar o jogo e ter força eleitoral para enfrentar as velhas elites venezuelanas. É assim que eu interpreto a política chavista. Mas se nos afastarmos um pouco de nossas categorias sociológicas e nos colocarmos na pele de quem nunca teve nada e sempre foi tratado como lixo social pelas elites carcomidas, a coisa muda de figura. Para entendermos a conversão de Chávez em “santo” temos que olhar para aqueles que assim o elegeram, entender os seus motivos, suas crenças e a relação que mantinham com o líder. Mais do que o Comandante de uma revolução, Chávez era o salvador. Oportunista ou não, Chávez olhou para esse “povo” e o trouxe, do seu modo, para o centro da política nacional.  Para estas pessoas pobres e profundamente religiosas o pouco que Chávez fez foi muito se considerarmos a forma como eram tratadas antes. Chávez olhou pelos pobres, como disse alguém. Chávez usou os pobres, diria outro. Que diferença isto faz para os ditos “pobres”? Getúlio Vargas era “pai dos pobres” ou “mãe dos ricos”? Não importa. Para os trabalhadores brasileiros daquela época Vargas fez o que nenhum outro presidente fez. Olhou para eles, falou com eles, lhes deu atenção e importância e instituiu leis trabalhistas. Sabemos das intenções de Vargas e da importância estratégica que a “classe” trabalhadora tinha para os seus planos (projetos). Mas se quisermos entender as razões do culto a Vargas temos que olhar para os “trabalhadores”, para o modo como eles viam o presidente. São conhecidas as cartas, com pedidos, sugestões e elogios, que eram enviadas para o presidente por admiradores de todo o Brasil Numa delas, datada de 1940, Fernando G. da Silva, do Rio de Janeiro, assim se manifesta: “(...) V. ex. que é um presidente justo, honrado e muito querido pelo povo. o que mais tem feito por todas as classes e finalmente que incluirá o Brasil no rol das grandes potências.” Havia o reconhecimento popular de que um presidente finalmente se preocupava como o “povo”. E este “povo” demonstrava gratidão.

Logo, logo vão surgir os Milagres atribuídos ao Comandante. O milagre social e coletivo da revolução, mais anunciado do que realizado, vai dar lugar as curas individuais de doenças e as graças alcançadas pela intervenção do “santo”. Que me perdoem os bolivarianos e os que acham que religião é bobagem, mas a “religião chavista” é o que de mais interessante vai ficar de herança da “era Chávez”. É o “povo”, para o desencanto dos intelectuais, fazendo a sua escolha. A piedade popular manifesta-se num registro pautado pelo mistério e não pelos caminhos da racionalidade que levam a revolução. E foi a piedade popular quem proclamou e esta reivindicando a santidade de Chávez. O culto está nas ruas da Venezuela, contrariando as orientações da igreja. Neste caso, a veneração pública ao santo não depende de um gesto oficial do poder eclesiástico nem da instauração de um processo jurídico-teológico. 

Se a população pobre beneficiada pelas políticas chavistas quer ter Chávez como “santo” e não como líder revolucionário, que seja assim então.  O “povo” não é livre para escolher? O problema é a outra metade do país, que vê na figura de Chávez a encarnação do mal. Santos, normalmente, são figuras que unem. Por terem vivido num tempo distante as figuras santificadas não têm inimigos ou detratores vivos. As imagens que temos dos santos são idealizações cultivadas ao longo de séculos. Suas qualidades e virtudes são ampliadas pelos fieis e elevadas a uma condição heroica. O santo, como um ideal, está muito distante do homem ou da mulher que um dia ele foi. O caso de Chávez é diferente. Era um líder político, e como tal conquistou uma legião de adversários, inimigos, antipatizantes, desafetos e detratores, dentro e fora da Venezuela. A morte recente e a imediata santificação podem tornar a imagem “santa” do Comandante objeto de escárnio, ódio e ridicularização. Guerra santa à vista na Venezuela.


Imagens da Devoção.





Capela erguida por devotos no bairro chavista “23 de enero” em homenagem ao “santo”. O lugar converteu-se numa espécie de santuário improvisado para receber peregrinos de todo o país. O lugar oficial de culto à memória do chefe é o “Museo de La Revolución Bolivariana”. Mas o “povo” resolveu improvisar e construiu o seu próprio lugar de celebração, sem os textos explicativos e a frieza racionalista dos Museus. O povo não vai venerar o “santo” num Museu. Não é o lugar adequado. Santo Agostinho já dizia: “Para estes santos lugares (os santuários) é reconduzido, com veneração e honras, qualquer objeto que reconheçam pertencer-lhes”. Como o santuário de La Higuera erguido em homenagem ao Che, é bem provável que o mesmo aconteça com Chávez no “23 de enero”. A capela é só o começo. Será que em março de 2014 teremos romarias ao bairro chavista?





Imagem do interior da Capela (“Dios con nosotros! Quién contra nosotros?”). Ao lado de Chávez a imagem do Nazareno de San Pablo, uma representação de Jesus Cristo carregando a cruz para o calvário, venerado na basílica de Santa Tereza, em Caracas. A imagem tem profunda admiração popular e suas raízes remontam aos tempos coloniais.










Devota no interior da capela acendendo vela e fazendo orações ao “santo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário