Pin it

domingo, 31 de março de 2013

O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DIGITAL DOS PÃES NA CORÉIA DO NORTE.



O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DIGITAL DOS PÃES NA CORÉIA DO NORTE.




Em pleno feriado cristão descubro que na Coréia do Norte os pães multiplicam-se milagrosamente. Jesus de Nazaré multiplicou pães e peixes. O líder coreano – que monta unicórnios - foi mais longe e multiplicou o pão, o gado, os soldados, os banhistas e os navios de guerra.


Estamos diante do milagre da multiplicação dos recursos de poder, da força, da produção e da riqueza. A Coréia do Norte quer dar ao mundo ares de potência militar, capaz de mobilizar fabulosos recursos e reunir grande capacidade de ataque para intimidar seus adversários.  As demonstrações de unidade e de força, nas intermináveis paradas militares, e as manifestações de fidelidade ao líder criam a imagem de um país movido por uma só vontade e disposto a se sacrificar em defesa do regime. 






Podemos ler ainda nas imagens, que estrategicamente vazam para o exterior, que o regime esforça-se para mostrar que o país goza de excelente situação interna, com fartura de alimentos e ótimas opções de lazer. 




 Mas o demiurgo, neste caso, não é um deus transcendente, nem o estado totalitário. O fazedor de milagres é uma criação norte-americana, uma divindade digital capaz de alterar a realidade e mostrá-la bem melhor do que realmente é conhecida como photoshop. O software da adobe system é o corretivo milagroso da precária realidade norte coreana. É a arma da propaganda totalitária do regime que se anuncia comunista, criada no mundo capitalista, para enfrentar o mundo, vejam bem!, capitalista.



Ao invés de multiplicar direitos, possibilidades sociais e espaços de liberdade, o regime multiplica mentiras. O photoshop é o “brinquedinho” favorito do regime norte coreano desde Kim Jong-il. O “brinquedinho” passou de pai para filho e esta sendo usado para forjar uma sociedade ideal, que combina a força militar, a unidade política e a felicidade do povo (Esta nem George Orwell conseguiu imaginar). Para que liberdade de expressão e o direito de escolher seus governantes se eles têm o software da maximização digital do poder e da felicidade? Na terra onde ditadores montam unicórnios direitos políticos são fantasmagorias do já superado sistema capitalista.



Mas isso pode ter um efeito indesejado para o ditador. Vai que o feliz povo coreano perceba que a sociedade criada digitalmente funcione melhor que a realidade e decida trocar Kim Jong-un por um avatar da adobe system? Para que governo, diriam os norte coreanos, se podemos ter um software que multiplica a riqueza e a força do país.

Quem diria, Adam Smith e Marx foram superados pelo photoshop. Não é mais o trabalho, nem o sobretralho, mas um software norte americano que produz a riqueza de uma nação. Eis a contribuição do regime norte coreano para a economia política. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário