Pin it

domingo, 16 de junho de 2013

FASCISMO ON LINE: Uma Cartografia do Fascismo à Brasileira nas Redes Sociais.



FASCISMO ON LINE: Uma Cartografia do Fascismo à Brasileira nas Redes Sociais.







Já escrevi sobre o tema chamando a atenção para a quantidade de movimentos auto identificados como de direita e simpatizantes do regime militar que vêm, nos últimos três anos, ocupando espaço no ambiente virtual com linguagem bastante agressiva e apelos ostensivos em favor de uma intervenção militar no Brasil. A cada dia vão surgindo novas páginas no facebook, novas denominações ou variações de legendas já existentes, e as menções aos militares vão se tornando mais frequentes e mais explicitas. Incapazes de se organizar no mundo real, estes movimentos encontraram nas redes sociais um ambiente ideal para despejar seu ódio, seus preconceitos e agredir a língua portuguesa. Os posts são muito mal escritos e apelativos. O que antes parecia uma manifestação folclórica do conservadorismo atávico de parte da classe média, ganha dimensões mais sérias e começa a preocupar. No começo estes movimentos se diziam contra a corrupção e contra a esquerda e o PT (“Alerta Brasil”, “OCC” e os “20 do Masp”). Até aí tudo bem. Bem vindos à democracia. Porém, nos últimos meses, ou desde o começo de 2013 para ser mais exato, os movimentos à direita radicalizaram, saíram do armário e passaram a defender abertamente uma intervenção das Forças Armadas. Uma coisa é gritar fora PT e marchar contra o que consideram a corrupção da esquerda. Coisa bem diferente é conclamar as Forças Armadas para um golpe de estado contra um governo eleito democraticamente.




O repertório destes movimentos é praticamente o mesmo que nos anos 60 mobilizava setores da classe média, da TFP, das forças armadas e das elites udenistas contra o governo do presidente João Goulart. São pastiches anacrônicos e estúpidos daquilo que de politicamente pior havia na década de1960. Os novos “indignados” antiesquerdistas, concentrados agora nas redes sociais, ressuscitaram surpreendentemente a ideia esdrúxula do perigo da ditadura comunista que estaria sendo gestada pelo PT (A ignorância política dessa gente só rivaliza com a qualidade dos textos, que eu reputaria tranquilamente como politicamente infantis. Mas se levarmos em conta o público a quem os textos se destinam...). Ressuscitaram também o tema do perigo da “cubanização do Brasil”, usado contra o governo Jango, como reação à proposta do governo Dilma de trazer seis mil médicos cubanos ao Brasil. Os membros desses movimentos agem como se estivessem no auge da guerra fria. Combatem nas trevas da própria ignorância as bandeiras que nem mesmo a esquerda mais defende. 



Não é difícil identificar o perfil sócio profissional dos animadores destes movimentos. Eles se revelam nas redes sociais. Correndo o risco de cometer generalizações, diria que são militares e profissionais liberais de diferentes áreas (marketing, empresários, advogados, profissionais da saúde, promotores, professores, arquitetos, etc.) que, genericamente, se declaram cristãos (católicos), defensores da família, se posicionam contra o aborto, contra o casamento gay, defendem a redução da menoridade e são contra o desarmamento, se dizem anti esquerdistas e, acima de tudo, odeiam o PT (Não estou dizendo que as pessoas tem que pensar deste ou daquele jeito. Cada um defende aquilo que considera justo e correto. Certo? Estou apenas tentando mapear o perfil dos membros destes grupos). Tudo bem odiar o PT. Os petistas são sectários e também destilam  ódio contra os seus adversários ideológicos (ver a filósofa petista que odeia a classe média). Não vamos cair nesta conversa de vitimização do PT que circula por aí. Meu ponto é outro. Os atuais movimentos ultradireitistas são antidemocráticos e golpistas. Pedem abertamente uma intervenção militar para destituir um governo legitimamente eleito. E o que é pior: se dizem defensores dos valores democráticos. Querem salvar a democracia da ameaça “vermelha” e consideram os militares golpistas de 64 como verdadeiros heróis nacionais. Entenderam?



Para conhecimento, apresento um catálogo provisório dos movimentos que estão mais em evidência no momento (criados entre dezembro de 2011 e junho e 2013):




ALERTA BRASIL (criado em 15 de dezembro de 2011). 

Alerta Brasil foi criado em 2011 com a “missão de fiscalizar, informar, divulgar e combater a corrupção de forma pacífica e democrática.” Apesar de se apresentar como um movimento anticorrupção, o que predomina nos posts na página do facebook são ataques ao PT e a esquerda. 


Os 20 BRASILEIROS DO MASP (criado em 15 de janeiro de 2012).
Na página do facebook aparece a seguinte “Descrição”:
“Os 20 do MASP: protesto organizado por um grupo de pessoas que ganhou notoriedade pública ao protestar contra atos de corrupção supostamente cometidos pelo ex-presidente luiz Inácio Lula da Silva em 13 de janeiro de 2013.
O encontro, marcado via redes sociais, tinha como um dos lemas "Mexeu com o Brasil, mexeu comigo. Por um Brasil sem LULA/PT" e associando o ex-presidente Lula ao processo do mensalão”.





OCC: ORGANIZAÇÃO DE COMBATE À CORRUPÇÃO (5 de junho de 2012).
O movimento se apresenta como uma organização não governamental.
Descrição:
“A OCC ALERTA BRASIL é um Instituto de orientação da cidadania, da democracia, da promoção do desenvolvimento econômico e social e de outros valores”.
“Sua missão é desenvolver e aplicar projetos de combate à corrupção dirigida à população em geral, prevenir, fiscalizar, informar, divulgar e combater a corrupção na administração pública direta e indireta, em todos os níveis da federação, de forma pacífica e democrática”.




ENDIREITA BRASIL (criado em 7 de setembro de 2012).
Descrição:
O Instituto Endireita Brasil tem por objetivos: o estudo e a pesquisa da realidade brasileira e internacional, a doutrinação, a educação e formação políticas, a propugnação pelo valor da política conservadora e de direita, a orientação da cidadania, o direito à defesa, os direitos humanos do cidadão de bem, a defesa da soberania nacional, a manutenção da família constituída por marido e mulher, a promoção do desenvolvimento econômico sustentável e social com ênfase na iniciativa privada, a defesa dos valores éticos e morais, a luta intransigente contra a corrupção e a impunidade e a realização de campanhas de mobilização popular nas ruas e virtuais na Internet



2.000.000 DE BRASILEIROS UNIDOS PELO BRASIL (criado em 15 de fevereiro de 2013).
Descrição:
“Grupo criado para unir todos os brasileiros indignados com os mandos e desmandos dos nossos governantes. Aqui estamos lutando por uma AMPLA REFORMA POLÍTICA NO BRASIL, ditada pelo POVO... seremos do tamanho do Brasil e não poderemos mais ser ignorados !!!

Vamos tentar reunir todos os grupos de combate a corrupção com o objetivo de lutar por uma AMPLA REFORMA POLÍTICA, junte-se a nós. Vamos criar juntos, o maior grupo do Brasil.

Participe e adicione seus amigos, não temos nada a perder e muito a ganhar.

Apoiamos essa Luta”.
______________________________________________________________________
Do Anti Esquerdismo ao Golpismo Descarado:
Os movimentos apresentados abaixo, cridos em 2013, são os que mais abertamente defendem a ditadura militar e pedem por um golpe de estado no Brasil. Representam a radicalização dos movimentos destacados acima.





31 DE MARÇO (criado em 9 de março de 2013).
O movimento é uma homenagem ao dia do golpe militar de 1964.
Descrição:
“Na condição de risco que o País se encontra, agora, todo dia será 31 de março.
Vitória sempre, das gloriosas Forças Armadas e Auxiliares sobre o comunismo.
Eles que venham. Por aqui não passarão”.

 












INTERVENÇÃO MILITAR JÁ (criado em 7 de junho de 2013).

Descrição:
“Só um golpe militar vai livrar o Brasil do comunismo, os militares vão limpar Brasília e salvar o país das garras do PT”.












3 comentários: