Pin it

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

“ELES” QUEREM “CUIDAR” DE VOCÊ.

“ELES” QUEREM “CUIDAR” DE VOCÊ.

Perceberam que a palavra destas eleições é “cuidar”? Todos querem “cuidar” da cidade, “cuidar” da gente. Não, não, obrigado. Cuidar pertence ao mundo dos afetos, dos amores, das amizades, das famílias. Cuidem das suas famílias, senhores prefeitos e vereadores, das suas condutas. A cidade tem que ser administrada. Verbos transitivos a parte, administrar e cuidar são coisas bem diferentes. Administrar é uma técnica de governo, é do campo da política, ou da arte de governar bem a cidade (Aristóteles). Cuidar é transitivo amoroso, é da arte de amar. Trata-se da velha e necessária distinção entre público e privado. Cuidar pertence à esfera privada, administrar diz respeito à coisa pública. O prefeito pode cuidar do seu jardim, mas deve administrar a cidade. A descontinuidade entre a casa e a cidade é fundamental para separar o que é comum aos cidadãos daquilo que é próprio do indivíduo. Administrem bem a cidade, de mim cuido eu. Administrem a cidade com zelo pela coisa pública, observando as leis, respeitando o plano diretor, as leis ambientais. Da minha família, da minha vida, cuido eu.

Cuidados a parte, não fiquei nada satisfeito com os novos (possíveis) administradores da cidade. Não fazem distinções elementares entre público e privado, entre os compromissos do administrador da cidade e os compromissos do homem privado, entre as contas públicas e as suas contas particulares. Como não fazem estas distinções, pretendem “cuidar” da cidade. Preciso ser mais explicito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário