Pin it

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

UM BOM PATROCÍNIO AFIA QUALQUER CONVERSA.



UM BOM PATROCÍNIO AFIA QUALQUER CONVERSA.

A blogosfera abriu inúmeras possibilidades para franco-atiradores e mercenários virtuais.

Sabem aquele blog patrocinado pela Caixa Econômica Federal para defender o governo? O “Conversa Afiada”? Pois é. O manda chuva ali é o Paulo Henrique Amorim (PHA). Sim, ele mesmo. Não se lembram dele? Eu ajudo a lembrar. Trabalhou na Veja durante parte do regime militar, trabalhou na Globo, era governista na era FHC e atacava Lula e o PT e hoje é Lulista convicto e anti tucano aguerrido. Pois é. Este campeão da coerência, que usa a expressão PIG para se referir aos antigos patrões, esta em campanha para que Dilma assine a “Lei dos Meios”. Em duas postagens no seu blog sugere que Dilma esta fugindo do tema. Não creio. Não é fuga. Dilma parece não ter o mesmo interesse neste assunto como a maioria do PT e da esquerda brasileira tem. Mais de uma vez Dilma manifestou sua convicção de que a imprensa deve ser livre deste tipo de controle. O recado, para um bom entendedor, foi claro. Pode ser quer esteja enganado, mas acredito que no governo Dilma este tipo de tema não prospera.

Sugiro mudar o nome do blog do PHA para “Conversa Patrocinada”. Assim, toda vez que mudar o governo PHA não precisa criar um blog novo. Faz um acordo com a nova diretoria da CEF e continua sua missão governista. Missão, aliás, bastante lucrativa. De acordo com a assessoria de imprensa da CEF o blog recebeu 833, 28 mil referentes a 20 meses de veiculação de banners em 2011 e 2012. O “Conversa Afiada” recebeu também entre outubro e fevereiro de 2011 40 mil mensais reais dos Correios para promover uma campanha do Sedex (As informações da CEF sobre o patrocínio ao blog estão disponíveis no blog do Pannunzio). O sujeito parece conhecer bem o caminho das pedras para ganhar a vida adulando governos.

Como levar a sério a tal “Lei dos Meios” se quem a defende são homens como PHA, acusado diversas vezes de quebrar o código de ética do jornalismo e de violar o direito de informação? Da forma, e no contexto em que se pretende implantar uma regulamentação da mídia no Brasil, o que esta em jogo não é a democratização do acesso à informação. É um carteiraço político para calar a boca da imprensa inconveniente que faz dura oposição ao governo. É um acerto de contas do qual Dilma parece não querer fazer parte. 

Duvido que PHA recuse um convite para voltar a globo a frente de um telejornal. Ele não só aceitaria como imediatamente se tornaria o mais contundente crítico da “Lei dos Meios”. 

O oportunismo agora tem um blog oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário