Pin it

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

RAIN DOGS



RAIN DOGS


ESTADOLATRIA: o espectro que ronda a América do Sul. Não é o estado como meio, mas como fim. Não é o estado como defensor das liberdades, mas o estado como ditador das vontades. Querem combater um mal fortalecendo outro que, dependendo de quem o controle, pode ser ainda pior. O “Ovo da Serpente”, do Bergman, precisa ser revisto.

Uma guerra esta sendo travada na América do Sul. De um lado, governos populistas, bonapartistas, pseudo populares e tendencialmente totalitários, que foram adotados pelas esquerdas como possibilidade histórica para derrotar os grupos conservadores da região. De outro, uma mídia conservadora, a velha direita autoritária, mesquinha, que concentra poderes no campo da comunicação social e carrega um passado ligado ao que de pior, em termos políticos, a região já enfrentou. Um pretende ser o antídoto para o outro. Acho que não. Veneno de cobra para neutralizar veneno de cobra não se aplica à política.

Sinto-me, neste momento, como aquele cachorro que se abrigou debaixo de uma marquise para se proteger da chuva. A chuva forte lavou as ruas, as calçadas, as paredes, os muros. Quando a chuva passou, e o cachorro pode finalmente retomar seu rumo, já não havia mais os cheiros, os odores e as pistas com as quais ele identificava o caminho. 

É. O momento é para quem tem certezas. É para quem não tem dúvidas sobre qual caminho seguir. Alguns líderes sul americanos julgam ser os portadores contemporâneos do sentido da história (Os mais exaltados falam em socialismo do século XXI). A velha direita tem certeza que a história acabou no final da década de 1980 (São hegelianos pelas mãos do Fukuyama).

Eu perdi, ou abandonei, parte das referências. Os cheiros e adores desapareceram. As referências que vem da direita nunca me interessaram, as que vêm da esquerda não as reconheço mais. Profundamente desconfiado, como cachorro sem dono, sem coleira e sem pedigree, sigo em frente. 

Cachorros-sem-dono do mundo, uni-vos. 

Sete de Dezembro de 2012. Um espectro ronda a América do Sul.

 
Que tal um bom vinil do Tom Waits para desfazer certezas e esperar a chuva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário