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quarta-feira, 11 de maio de 2016

“BELA, RECATADA E DO LAR”: A EXALTAÇÃO DOS ATRIBUTOS DE MARCELA COMO ELOGIO ANTECIPADO DA PROVÁVEL ADMINISTRAÇÃO DE MICHEL TEMER.

“BELA, RECATADA E DO LAR”: A EXALTAÇÃO DOS ATRIBUTOS DE MARCELA COMO ELOGIO ANTECIPADO DA PROVÁVEL ADMINISTRAÇÃO DE MICHEL TEMER.


Na década de 1960 as revistas femininas traziam campanhas publicitárias de marcas de sabão em pó que prometiam remover as sujeiras mais pesadas. Donas de casa, felizes e recatadas, exibiam sorridentes as marcas de sabão.  


Onde eu quero chegar com isso?
Vamos lá
.
Antecipando-se ao resultado do processo de impeachment, a revista veja publicou uma matéria sobre Marcela Temer, esposa do já aclamado presidente Michel Temer, chamando-a de “quase primeira-dama”. O advérbio “quase”, tomando o texto no seu conjunto, e considerando onde foi publicado, traduz o desejo e a ansiedade pela posse (É como se dissessem: “estamos quase lá”).  A matéria, assinada por Juliana Linhares, destaca, em tom elogioso, as qualidades de Marcela e a sorte de Temer pela esposa que tem. Os atributos sublinhados pela jornalista – beleza, recato e “do lar” – remetem ao ideal feminino da primeira metade do século XX, que perdurou até a década de 1960. O texto cheira a coisa velha, ultrapassada, na contramão das conquistas femininas das últimas décadas, e soa como bajulação à proclamada e badalada futura primeira-dama. A primeira impressão é que estamos lendo uma daquelas revistas femininas da década de 1950, escrita por homens. As qualidades destacadas em Marcela, e as palavras escolhidas para enuncia-las, são as mesmas que identificavam o ideal feminino no Brasil de cem anos atrás.

Marcela, segundo o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, citado na matéria, pode vir a ser a “nossa” Grace Kelly: é “educadíssima” e, a exemplo do que faz Athina Onassis, deixa os seguranças do lado de fora quando vai ao salão de beleza. Biaggi está se referindo provavelmente à Grace Kelly do tempo em que foi princesa em Mônaco. A atriz abandonou a carreira em hollywood para se tornar princesa. É uma alusão à moça que deixou de lado o sonho de miss e a carreira na área do direito para se dedicar ao casamento, ao lar e a carreira de Michel Temer?


Não duvido das qualidades da moça. Nas raras aparições públicas sempre esbanjou simpatia e elegância. Também não se discute o direito que ela tem de levar a vida que quiser. Alias, o direito das mulheres de viverem como bem entenderem é uma das grandes conquistas das lutas feministas. Se Marcela é de fato uma moça recatada e escolheu a vida de esposa dedicada ao lar, o problema é só dela. Que seja feliz. O que se questiona são as intenções da jornalista e da revista com a publicação de uma matéria elogiosa ao casal Temer, que exalta as qualidades da esposa e do marido, que, de maneira bastante controvertida, pode vir a ser o presidente do Brasil. O país está dividido. O nome de Temer, pelo que podemos ver nas manifestações pelo Brasil a fora, não agrada a maioria (Agrada a maioria do congresso nacional e a imprensa engajada na destituição de Dilma). Num momento como esse, uma publicação com este teor, e com cheiro de conservadorismo naftalina, é um deboche.


Embora a matéria seja sobre a “quase primeira-dama”, a frase de abertura é: “Marcela Temer é uma mulher de sorte”. Michel Temer é atencioso e, em meio ao turbilhão político de Brasília, lhe dá repetidas provas de que “a paixão não arrefeceu”, diz a jornalista. Surpreende a dedicada esposa com jantares sofisticados, em lugares caros e badalados. O elogio a Temer é escancarado, embora disfarçado na atenção e na dedicação à esposa. Lidos a contrapelo, os elogios à Marcela, e do seu garantido sucesso como primeira-dama, fazem parte da construção da legitimidade antecipada da presidência de Michel Temer. O casal perfeito e harmonioso – ela jovem, bela e recatada, ele maduro, protetor e dedicado -, contrasta com o clima de divórcio político e solidão presidencial que reina em Brasília. O Brasil é um país de sorte. É isso o que matéria quer dizer? Como a sortuda Marcela, o Brasil tem sorte pelo futuro político que se desenha sob o comando do atencioso Michel Temer? É a maneira que a revista e a jornalista encontraram para elogiar Temer, já que politicamente sua figura apagada e suspeita não desperta interesse e não inspira confiança.

Com a queda iminente de Dilma, o Brasil vai voltar a ter a instituição da primeira-dama. Não qualquer primeira-dama. Teremos uma Grace Kelly desfilando no palácio da Alvorada, a viver o conto de fadas da política. Parece que Marcela se preparou para isso a vida inteira. Foi a impressão que tive quando li a matéria. Devorou manuais de primeira-dama, se educou nas revistas femininas das décadas de 1950 e 1960 e cultivou um estilo “do lar” e “recatado” para desempenhar bem o papel da mulher por trás do grande homem. Faltava uma oportunidade para realizar o sonho, uma vez que o marido jamais chegaria à presidência pela via do voto. O impeachment de Dilma é o passaporte de Marcela para o reinado à sombra do marido presidente. Temer é tão dedicado à esposa (conforme Juliana Linhares) que não é de duvidar que ele tenha conspirado contra Dilma só para oferecer à Marcela o título de primeira dama como “prova de que a paixão não arrefeceu” (O pior de tudo é que se eu não disser que isso é uma IRONIA, tem gente que vai acreditar).

Será que os desmancha-prazeres vão estragar o sonho da princesa de viver no palácio de nome Alvorada? Será que vão ter coragem de entrar com um pedido de impeachment contra Temer? Seria muita maldade! Michel Temer foi citado 21 vezes numa planilha da Camargo Corrêa, referentes ao período de 1996 e 1998 (as quantias somam 345 mil). As investigações da Operação Castelo de Areia, como ficou conhecida, não foram adiante. Numa investigação da lava-jato, de 2014, Temer foi citado novamente em novas planilhas da Camargo Corrêa. O seu nome estava associado a dois pagamentos de 40 mil dólares referentes a um projeto de pavimentação em Araçatuba e a duplicação de uma rodovia em Praia Grande. E em 2015, na delação premiada de Júlio Camargo, foi relacionado ao lado de Cunha e Renan Calheiros ao lobista Fernando Baiano, operador das cotas destinadas ao PMDB. É difícil achar uma planilha de caixa dois que não tenha o nome de Temer. O sujeito é badalado nas delações premiadas, suspeito de corrupção ativa e passiva e investigado pelo STF sobre cobrança de propina no porto de Santos. Mas isso lá é motivo para abortar a escalada da “nossa” Grace Kelly ao palácio da Alvorada? (Perdão pelo uso da palavra aborto. Não combina com os atributos da mulher ideal. Foi um descuido).


A matéria de Juliana Linhares é um salvo-conduto para a posse tranquila de Michel Temer. As qualidades da esposa ideal - como aquela marca de sabão em pó dos anos 60 (RINSO) - são as propriedades para remover as pesadas manchas da corrupção na biografia do peemedebista. A comprovada ficha suja do marido conspirador é amenizada pelos dotes e virtudes da esposa perfeita. Marcela Temer é o capital político e simbólico do inexpressivo Michel Temer.





ZUMBILÂNDIA DIGITAL: A epidemia social dos zumbis tecnológicos.

ZUMBILÂNDIA DIGITAL: A epidemia social dos zumbis tecnológicos.


Não quero que o texto soe ofensivo. Não é para ser lido como um julgamento do comportamento de ninguém. Leiam como uma brincadeira. Escrevi dando risadas, de mim, dos zumbis tecnológicos e das situações que me vinham à lembrança. Também tenho as minhas obsessões e, à minha maneira, também sou um zumbi social.

Alguns amigos e amigas mais chegados fazem brincadeiras por eu ainda não ter um celular ou um smartphone, não ser adepto das redes sociais e não ter paciência para as modinhas digitais. Não é preconceito, nem resistência à tecnologia digital, explico para eles, é uma opção. Acho o telefone celular e as versões smarts grandes invenções que facilitaram muito a vida dos usuários e acrescentaram elementos lúdicos à relação humana com a tecnologia digital. Mas não sinto necessidade de ter um telefone inteligente e não me vejo andando por ai com estes objetos como se fossem uma extensão do meu corpo. Não quero ter um caso de amor com um smartphone. Não pretendo permitir que as corporações (Niantic, por exemplo) mobilizem e organizem os meus desejos, decidam o que vou comer e definam meu estilo de vida, via aplicativos e jogos de celular (Ingress e Pokémon Go). Além disso, essas coisas tomam tempo, distraem mais do que deveriam, viciam, são inconvenientes e geram comportamentos obsessivos. Minhas prioridades e minhas urgências são outras. Prefiro ter mais tempo para ler, escrever, ver filmes, namorar, conversar pessoalmente, e beber com as pessoas que gosto sem ser interrompido pelas sempre urgentes mensagens. Mas não adianta. Chamam-me de jurássico e perguntam se ainda me comunico com sinal de fumaça. Engraçadinhos eles! Vou devolver a brincadeira fazendo uma analogia dos comportamentos obsessivos e massificados associados à tecnologia digital com os zumbis. Vou chamar essa turma da cabeça inclinada, que não desgruda dos smartphones e iPods, de TECHNOZOMBIES (os zumbis tecnológicos) A analogia não é original. Eu mesmo já escrevi sobre isso aqui no blog.

A metáfora zumbi inventada por George Romero e popularizada pela série The Walking Dead diz muito sobre os comportamentos humanos. As grandes questões levantadas pelos filmes de zumbis, não é novidade, são referentes aos vivos, não aos mortos. As hordas de mortos-vivos apodrecidos que se arrastam em busca da sempre urgente refeição nada mais são que um pano de fundo assustador para realçar as questões que realmente importam. Geralmente a “filosofia zumbi” é apontada para certos comportamentos humanos obsessivos, padronizados e repetitivos. George Romero, no final da década de 1970, fez uma critica metafórica ao consumismo desenfreado e à onda de shopping centers nos Estados Unidos, no filme “Down of the dead”. As sequências em que multidões de zumbis andam sonolentas e aleatoriamente pelos corredores de um shopping, lembrando o comportamento mecânico dos consumidores, são memoráveis!


A fome insaciável dos mortos vivos, entendida como metáfora, pode muito bem servir de inspiração para pensar as fomes e obsessões do nosso mundo. Dos zumbis do cinema passamos então para os zumbis da vida real. Eles estão por toda parte. Montados nos seus smartphones, obcecados pelas redes sociais, famintos pelas novidades tecnológicas e dependentes delas como os zumbis das entranhas humanas, eles se arrastam pelas ruas com a cabeça baixa, deslizando o dedo na telinha, alheios a tudo o que acontece a sua volta. É o típico comportamento de rebanho. Um smart rebanho, tecnologizado, hipnotizado pelos smartphones e assemelhados como os zumbis pelo cheiro humano (O aparelhinho emite um sinal e o dono, tecno-adestrado, imediatamente atende).

A patologia pode ser contagiosa e discriminatória uma vez que, quem não faz parte do smart rebanho, tende a ser deixado de lado. O negócio então é se enturmar, fazer parte dos grupos e ter um milhão de “amigos”. Aqueles que não foram “mordidos”, ou zumbificados, passam a ser vistos como esquisitões, ultrapassados, e ficam isolados na zumbilândia digital. Ficar isolado significa: não participar de grupos de bate papo; não poder postar sobre sua vida e xeretar a vida alheia; não seguir ninguém e não ter seguidores; não curtir e não ser curtido. Para um zumbi tecnológico, isso é o mesmo que estar morto! Então o negócio é curtir. Bora trocar likes!


Um technozombie que se preze está em todas as redes sociais. Tem facebook (antes de conhecer o face, não vivia sem o Orkut), twiter, instagram, snapchat, e não vê a hora de conhecer e experimentar a novíssima novidade. A coisa ainda não foi inventada, mas em breve ele não poderá mais viver sem ela. Ela vai ser tão essencial na sua vida que ele não saberá como vivia antes de conhecê-la. É a dependência digital antecipada!

O technozombie adora seguir pessoas famosas para devorar suas intimidades. Num show, a prioridade é tirar fotos para “compartilhar”. Num jantar, primeiro tem que registrar o evento e postar nalgum lugar. No cinema, checam as mensagens o tempo todo. A vida e as urgências digitais se impõem à vida que está diante de si.

Em casos extemos, são socialmente anestesiados. Apartam-se do grupo de amigos e da família, enterram a cabeça no smartphone e ficam ali, de corpo presente. O avatar, ao contrário do corpo físico, é descolado, comunicativo, esperto e inacreditavelmente ágil. Divididos assim, entre o corpo e o avatar, os zumbis tecnológicos vivem dramaticamente esta separação. Enquanto o avatar quer curtir, compartilhar, trocar likes, postar, ver e ser visto, o corpo precisa trabalhar, dormir e, eventualmente, abrir a boca para conversar pessoalmente!

Existem graus variados de zumbificação. Dos casos extremos passamos aos technozombies-light, ou moderados. São dependentes da tecnologia, não largam os aparelhos nem para ir ao banheiro, mas ainda conseguem erguer a cabeça, segurar a coceira nos dedos e, com algum esforço, controlar a ansiedade quando escutam o sinal da mensagem chegando.

O inseparável smartphone é uma espécie de totem. Embora descartáveis e trocados amiúde pelos modelos mais novos, são adorados como pequenas divindades. São a última coisa que verificam antes de dormir e a primeira quando acordam. Passam o tempo todo a eles ligados e, mesmo na companhia de pessoas queridas, dão-lhe inteira prioridade.

Outro dia um sujeito me perguntou: “Cara, tu não tem whatsapp? Não acredito. Como é que tu te comunica?” “Perdão, não entendi?”, respondi. “Como tu faz para te comunicar?”, insistiu. “Como eu faço? Como sempre fiz, falando, gesticulando, telefonando. Tenho e-mail também. Tenho até um blog e conta no skype (Embora só tenha seis contatos. E não adiante mandar convite)”. Entendo perfeitamente o espanto do sujeito e o que ele quis dizer. Não ter whatsapp hoje é estar deslocado, não pertencer a grupo nenhum, não trocar mensagens, não enviar e não receber fotinhos e as bobagenzinhas urgentes. É estar preso numa realidade paralela, numa zona fantasma, numa espécie de antessala do mundo digital.


Os zumbis também estão nas salas de aula. São todos iguais: cabeças baixas, deslizando os dedos freneticamente, inteiramente absorvidos pelo mundo digital, rindo sozinhos e absolutamente indiferentes ao que está acontecendo ao seu lado. Tenho alunos que passam uma aula inteira sem levantar a cabeça. Acho que não conhecem minha aparência! Se cruzarem comigo no corredor, e estiverem, por sorte, com a cabeça erguida, não vão saber que sou o professor. Talvez me reconheçam pela voz. E os que usam fone de ouvido? Sim, um ou outro usam fones. Só não me perguntem o que as criaturas fazem em sala de aula.

Eles também vão à praia. Ou melhor, eles levam o smartphone à praia. Ficam o tempo todo debaixo de um guarda sol, fixados na telinha, em transe. As pessoas que estão ao seu lado, bem menos importantes que as mensagens e as diversões digitais, são completamente ignoradas. O sol aparece, some, as pessoas entram no mar, voltam, conversam, leem alguma coisa, e eles permanecem do mesmo jeito, hipnotizados. Quando aparece alguma coisa para comer, eles saem do transe por alguns segundos, engolem o lanche rápido para liberar mãos, e voltam a dar toda a atenção ao smartphone. O mar e os amigos (as), namorados (as), são acessórios descartáveis que estão ali apenas para compor a cena.


As vidas e prioridades dos technozombies são pautadas pelos sons/sinais emitidos pelos smartphones. Não conseguem ficar cinco minutos sem checar as mensagens e verificar as fotos, montagens e informes que, aos milhares por segundo, chegam à rede digital a qual estão conectados. O zumbi tecnológico é faminto por tudo o que está acontecendo. Do Big Brother ao terremoto no Equador, do gol do Cristiano Ronaldo ao grampo do ex-presidente, do buraco negro descoberto no centro da galáxia SAGE0536AGN ao filme indicado ao Oscar, nada escapa ao zumbi hiper-informado, embora ele absorva tudo apenas superficialmente. O zumbi não lê, passa os olhos. Não pensa, registra informação. Satisfaz-se com uma foto seguida de um brevíssimo texto explicativo (seis ou sete palavras no máximo!). Sempre conectado e atento aos chamados do inseparável aparelhinho, não quer perder nada. A mensagem do “amigo (a)” que acaba de chegar é mais importante que qualquer coisa. Pode ser uma besteira, mas ele para tudo para checar. O comportamento obsessivo virou toc.

O technozombie vive como se estivesse no juízo final, em estado de insônia! Nessa ânsia compulsiva, e no furor instantâneo de tudo ver, curtir e compartilhar, acaba sendo devorado e engolido pelo seu avatar. A zumbificação acontece quando o avatar, o eu digital, ou o cibercorpo, passa a ocupar um lugar mais importante nas relações que o eu corporal e social. No ambiente digital o sujeito se transforma num ser ativo, dinâmico e participante, enquanto no mundo físico e social converte-se progressivamente num zumbi.


Será que os filhos dos technozombies já vão nascer com a cabeça inclinada, com incrível habilidade nos dedos e com dificuldades com a linguagem falada e escrita?








segunda-feira, 9 de maio de 2016

“DIRTY PRETTY THINGS”: UM NECROTÉRIO DE CALOR HUMANO NA FRIA E SUJA LONDRES DA IMIGRAÇÃO ILEGAL.

“DIRTY PRETTY THINGS”: UM NECROTÉRIO DE CALOR HUMANO NA FRIA E SUJA LONDRES DA IMIGRAÇÃO ILEGAL.


Quase vinte anos depois do belíssimo My Beautiful Laudrette (1985), que explora diferentes dimensões do romance entre um garoto punk inglês e um imigrante paquistanês, Stephen Frears revisitou o tema da imigração em Londres com Dirty Pretty Things (Coisas Belas e Sujas -2002). No filme, um médico nigeriano (Okwe), que deixou Lagos por problemas políticos, vive na capital britânica trabalhando de dia como taxista, com uma licença falsa, e de noite como recepcionista de um hotel (O taxi que Okwe dirige não é o emblemático carro preto, oficial de Londres, mas um carro comum de passageiros). Nos poucos momentos de descanso entre as duas jornadas de trabalho, exerce clandestinamente e a contragosto a medicina para socorrer pessoas que, como ele, vivem à margem do sistema de saúde britânico. Se no seu país Okwe era médico, e gozava de certo prestígio, em Londres é um “cidadão” de segunda classe. Divide ilegalmente um apartamento pequeno com Senay, uma imigrante turca, islâmica e casta, que vive driblando os inspetores da imigração, trabalha ilegalmente como faxineira no mesmo hotel e é explorada sexualmente pelos patrões, que também são imigrantes. A lei de imigração do Reino Unido não permite que os empregadores contratem imigrantes em situação irregular (Segundo Mark Harper, ex-ministro da imigração, o trabalho ilegal enfraquece as empresas legítimas e favorece a exploração. Harper, ministro encarregado de aplicar uma politica mais severa de imigração pelo governo conservador de Cameron, renunciou ao cargo, em fevereiro de 2014, depois que veio a público que sua faxineira era uma imigrante ilegal). Os apuros e os constrangimentos dos personagens para escapar da antipática e severa fiscalização, o modo como os agentes de imigração são retratados (vingativos, insensíveis e facilmente enganáveis) e as sutilezas narrativas que criam imediata identificação dos expectadores com os protagonistas, deixam claro que o filme é uma crítica condenatória da política britânica de imigração.

Esqueçam a metrópole charmosa e luminosa dos cartões postais. Seguindo a tradição de Charles Dickens de explorar as partes mais pobres e os cantos escuros de Londres, que constituem, se conectam e, de inúmeras maneiras, dão sentido à totalidade da cidade, Frears ambientou a narrativa fílmica nos bairros menos “nobres”, habitados por imigrantes, prostitutas, trabalhadores e desafortunados em geral. As vidas ordinárias dos emblemáticos personagens do filme se cruzam no hotel Baltic (O nome do hotel é casual ou é uma referência a um dos mais inclementes mares do mundo?).


Num trabalho de rotina no hotel, para resolver um problema de entupimento, Okwe encontra um coração humano largado na latrina do banheiro. A descoberta, que deflagra uma trama policial envolvendo tráfico de órgãos, prostituição e imigração ilegal, é também a imagem icônica no filme: o coração na latrina denuncia o caráter descartável da vida humana. Mais do que isso, a imagem exprime visceralmente a condição do imigrante: ele vale tanto quanto um cocô.

O coração jogado fora é o artifício dramático que revela uma rede suja, criminosa, articulada internacionalmente, que comercializa órgãos humanos e explora a vulnerabilidade e a ilegalidade dos imigrantes. O hotel é a base de operações da rede criminosa. As cirurgias clandestinas e a entrega dos órgãos extraídos acontecem nas dependências do estabelecimento e contam com a cumplicidade ou o silêncio dos funcionários, ilegais na maioria. O gerente do hotel, um sujeito inescrupuloso chamado Juan, é um imigrante legal, bem estabelecido, que comanda a rede, explorando a situação irregular dos imigrantes (É o vilão caricato). Numa ponta da rede estão os clientes, compradores de órgãos. O caráter internacional da organização fica explicito quando ficamos sabendo que um dos compradores é da Arábia Saudita. Na outra ponta, estão os imigrantes dispostos a trocar um rim por um passaporte falso. Entre os clientes endinheirados e os imigrantes desesperados, articula-se uma zona intermediária especializada na receptação e na falsificação de documentos (os falsificadores de passaportes, por exemplo, são libaneses).

Esse lado sujo e perverso da imigração ilegal tem o seu oposto. Entre os imigrantes que não se envolvem com a prática criminosa, e lutam para manter a dignidade sem precisar mutilar o corpo, constitui-se uma rede de amizades e solidariedade que os ajuda a enfrentar a dura condição que a ilegalidade impõe.

As redes migratórias, vistas como um conjunto de laços pessoais e sociais que conectam pessoas, são fundamentais na articulação dos processos migratórios. Os laços, que podem ser de natureza étnica, familiar, de amizade ou de experiência de trabalho, engendram formas de solidariedade que constituem e mantém as redes ativas. A rede à qual Okwe está conectado em Londres é formada por laços de amizade (o amigo chinês) e de trabalho (Senay). A rede criminosa articula-se num espectro completamente diferente. Ao invés da solidariedade e da ajuda, ela se constitui como rede de exploração da condição do imigrante (exploração sexual, do trabalho e da vulnerabilidade social). O jogo de oposições é convincente, mas exageradamente esquemático.  Para demonstrar quase que didaticamente a vulnerabilidade e a exploração do imigrante, a construção cinematográfica do contraste entre as redes e entre os personagens que as constituem beira a caricatura. A fragilidade e a castidade tocantes de Senay e as virtudes encantadoras de Okwe, comparados com a total falta de escrúpulos e a sordidez cartunesca dos antagonistas, descamba para um maniqueísmo que simplifica demasiadamente a complexa teia de relações que tece o universo da imigração.


Nesse universo sombrio, frio, sujo e criminoso, de precarização da vida, o único lugar onde Okwe encontra algum conforto e um pouco de calor humano é, paradoxalmente, no necrotério de um hospital. No imaginário popular, o necrotério é um lugar frio, triste, lúgubre, associado à perda de pessoas queridas. Na cultura cinematográfica, invariavelmente, os necrotérios são de dar arrepios. São lugares assustadores, explorados nos filmes de terror para provocar o medo e arrancar calafrios das plateias. Isso sem falar nas incontáveis narrativas de fantasmas e assombrações que circulam por ai envolvendo necrotérios. No filme de Frears o paradoxo é apenas aparente. Naquele lugar supostamente frio e sem vida, trabalha Guo Yi, um imigrante chinês amigo de Okwe. É ali que o médico nigeriano vai, nas poucas horas vagas, para ter com quem conversar, conseguir remédios para os seus pacientes do submundo, jogar xadrez e, numa hora de aperto, ter uma cama quente para dormir. De lugar da morte, o necrotério se converte num refúgio seguro, onde o protagonista encontra abrigo, calor humano e compaixão. O necrotério afetivo de Frears contrasta com o mundo dos vivos, com a indiferença e a frieza das relações humanas e com a invisibilidade social do imigrante (Num diálogo relâmpago com um inglês – um dos raros que aparece no filme – Okwe exprime breve e eloquentemente a condição de invisibilidade. O inglês pergunta: “Como é que eu nunca te vi?” Okwe responde: “Por que vocês nunca nos veem. Nós dirigimos seus táxis, limpamos seus quartos e chupamos seus paus”). A invisibilidade dos imigrantes, sugere o filme, é determinada pelas profissões que ocupam, pela classe, pela etnia e pelo status legal. Os imigrantes só não são invisíveis para os oficias da imigração, os únicos ingleses que os enxergam e realmente prestam atenção às suas vidas.

No necrotério, os mortos, independente da cor, da condição social e da nacionalidade, são tratados com deferência e dignidade. Guo Yi encomenda os corpos respeitosamente, observando a religião e os ritos fúnebres de cada um. Uma linda lição de respeito à diferença e cuidado com o próximo, mesmo morto, numa sociedade que trata os imigrantes como seres descartáveis.

Tem um coração humano entupindo as artérias da política de imigração britânica!




sexta-feira, 18 de março de 2016

A ERA DAS CERTEZAS: sobre um “diálogo” na sala dos professores.

A ERA DAS CERTEZAS: sobre um “diálogo” na sala dos professores.



O professor chega, metido num terno impecável, e se dirige à máquina de café. Seleciona a bebida e escuta a conversa entre duas professoras. “A lava-jato é a luz no fim do túnel”, diz uma delas, com indisfarçável ar de esperança. A outra, ligeiramente descrente, pondera: “Ai amiga, não sei, deus te ouça e proteja o Moro”. O professor pede licença e alfineta sarcasticamente: “Luz no fim do túnel para quem? Para o casal de grã-finos ou para a babá?” (Silêncio). O professor espera a resposta, com um sorriso discreto e intimidador de quem tem certeza que aplicou um xeque-mate.  “O professor por acaso defende o PT e Lula?”, dispara uma delas. “E se eu defendo? Não tenho o direito? Por acaso isso virou crime no Brasil?”, rebate o professor. “Crime, professor, é o que este governo sujo está fazendo. Estão destruindo o Brasil”. “Bem, o que se poderia esperar de um governo petista”, intervém a outra em defesa da colega. “As senhoras não têm memória? Não viveram a década de 1990? Querem culpar o PT por tudo? O PSDB quase quebrou o Brasil. Porque esse ódio contra o PT, porque agora pobre pode andar de avião e empregada doméstica tem direitos assegurados?” “Quem tem ódio são vocês”, diz a professora, elevando o tom de voz. “E quem disse que somos contra a melhoria da vida dos pobres?” completa a outra. “Somos contra essa sem-vergonhice que estamos vendo no país”. “Estão vendo onde? pergunta o professor. Na globonews?” “Professor, nós não somos ingênuas. Interrompe a professora. Não nascemos ontem.” “Sabemos filtrar a informação”, complementa a outra, como num jogral. “Pois não parece”, provoca o professor. (Novo silêncio).

A professora renasce das cinzas e pergunta, com olhar penetrante: “Seis milhões de pessoas nas ruas, espontaneamente pedindo a renúncia do governo, professor, não lhe diz nada?” “Num universo de 142 milhões de eleitores, não”, contra argumenta o professor. “São todos eleitores do Aécio, que nunca aceitaram a derrota. É uma multidão desinformada guiada pela mídia golpista. Não tem nada de espontâneo nisso.” “Essa conversa de novo não, né professor. Vocês enxergam conspiração em tudo. Acho que isso diz muito sobre vocês. Se fossem seis milhões de petistas o senhor não diria isso”.  “Claro que não. Se houvessem seis milhões de petistas no Brasil o Cunha não seria presidente da Câmara e a Lava jato não seria essa caça as bruxas anti-petista”, devolve o professor. “E não se trata de conspiração, professora, basta ligar a televisão. A globo está convocando abertamente o povo para sair às ruas contra o governo.“ “Honestamente, professor, botar corrupto e ladrão na cadeia agora é caça as bruxas?”, questiona com ar de deboche a professora. “Se o alvo das investigações é só o PT, sim, professora, honestamente, é caça as bruxas”, diz o professor, olhando por sobre os óculos. "É isso o que senhor pensa, professor?" "Sim, professora, é isso o que eu penso."

“Amiga, vamos subir, com petista não dá pra conversar. Eles se acham os donos da verdade”.  

“Boa aula, professoras. Vão com Moro”.

As professoras deixam a sala, montadas em indefectíveis saltos altos e nas suas mais nobres e recentes certezas. O professor me olha, seguro de que fez a sua parte, e comenta, como que solicitando minha aprovação: “Democráticas as nossas colegas, não acha? Quando ficam sem argumentos batem a porta e vão embora. Típico desse conservadorismo iletrado”. “Não sei, professor, não ouvi a conversa. Estava lendo uma matéria sobre jardinagem”, disse para encerrar o papo e subir para a sala de aula.

É, meu povo, contra a navalha cega das certezas nada melhor que a delicadeza e a verdade simples das plantas. Nestes tempos de intolerância, minha alienação predileta é admirar e aprender com as plantas que crescem no meu jardim: o manjericão convive graciosamente com o pé de pitanga, o orégano cresce e se espalha ao redor do pé de pimenta e a acerola faz deliciosa sombra para o repouso tranquilo das orquídeas.


*Não confundir a arte da convivência entre as plantas no jardim com a noção comtiana (Auguste Comte) de harmonia social. 

domingo, 31 de janeiro de 2016

O GUARANI INFANTIL E IMPREVIDENTE - PARTE II: As narrativas da conquista da América (Rio da Prata) como contraponto aos estereótipos jesuítico-coloniais.

O GUARANI INFANTIL E IMPREVIDENTE - PARTE II: As narrativas da conquista da América (Rio da Prata) como contraponto aos estereótipos jesuítico-coloniais.



A imagem do índio indolente, preguiçoso e imprevidente, que vimos no post anterior, emerge num contexto histórico marcado pela presença dos missionários e pelo estabelecimento de reduções nos territórios indígenas.  Já havia se passado quase um século desde a chegada dos primeiros espanhóis no Paraguai quando os jesuítas ali fundaram as primeiras reduções. Se compararmos os registros deixados pelos primeiros cronistas espanhóis, que mantiveram contato com os guarani na primeira metade do século XVI, com os relatos dos jesuítas, as diferenças saltam aos olhos. Entre os guarani descritos por Luis Ramírez em 1528 e os descritos pelo padre Antonio Sepp no final do século XVII e início do XVIII, vai uma grande diferença. Um retorno aos cronistas da conquista que fizeram os primeiros contatos com estes povos, auxiliado pelas descobertas arqueológicas e etnológicas do século XX, nos possibilita uma crítica ao velho estereótipo colonial do índio indolente e pusilânime. Conquista e colonização são momentos distintos da presença europeia no Novo Mundo. Os relatos da conquista são as primeiras impressões dos primeiros contatos entre os conquistadores e os grupos indígenas. Os cronistas que participaram das primeiras expedições à América do Sul fizeram contatos inéditos com os guarani e registraram flagrantes da vida desses povos antes da presença e da interferência mais efetiva dos europeus.

Inimigos implacáveis ou aliados valorosos, discípulos fieis ou adversários diabólicos, os indígenas, especialmente os guarani, só não foram expectadores passivos do avanço do colonialismo. Mas nem sempre prevaleceu essa visão. Por muito tempo sustentou-se a ideia de que os “dóceis” guarani se submeteram passivamente ao regime das reduções. Foram os cronistas jesuítas, de fins do século XVII e do século XVIII, e depois os divulgadores europeus, que fixaram essa imagem do guarani dócil, manso e passivo. Antonio Sepp e Cardiel (ver o post anterior) podem ser identificados como as matrizes daquilo que Ernesto Maeder chamou de “el mito de la pasividad guarani” (Pasividad Guarani? Turbulencias y defecciones en las misiones jesuiticas del Paraguay). Maeder contrapõe ao mito da docilidade as hostilidades e enfrentamentos que os guarani opuseram aos jesuítas, inclusive martirizando vários missionários. Para o autor a propalada docilidade guarani tem matriz jesuítica, mas a melhor caracterização do mito encontra-se na obra de Félix de Azara (Engenheiro militar e cronista espanhol que viveu na América do Sul entre 1781 e 1801).  

Além da incapacidade de lidar com o futuro, os guarani do padre Sepp eram de uma doçura e de uma resignação tocantes. Aceitavam tudo sem reclamar, inclusive os castigos físicos aplicados pelos padres. Ademais, eram “tão pueris, tão grandemente simplórios e de juízo tão curto, que os primeiros Padres, que converteram estes povos, duvidaram realmente se eram capazes de receber os Santos Sacramentos.” (Viagem às Missões Jesuíticas e trabalhos apostólicos).

Essa imagem de passividade e docilidade atribuída aos guarani vem sendo desmontada por alguns pesquisadores apoiados numa leitura menos seletiva das fontes jesuíticas e mais atenta dos cronistas da conquista. Refiro-me aos estudos de Branislawa Susnik, Louis Necker e Bartomeu Meliá, que levantaram os primeiros questionamentos e apontaram caminhos para a crítica dos estereótipos. Mais recentemente, apareceram os estudos de Maria Cristina dos Santos, Florência Roulet e Dayse Ripodas sobre a resistência guarani à conquista espanhola e jesuítica. Minha abordagem, embora distinta em alguns aspectos, é tributária desses estudos, especialmente da etno-história de Bartomeu Meliá.

Já esta suficientemente demonstrado que os guarani organizaram uma complexa sociedade guerreira e que a guerra ocupava um lugar central nas relações que mantinham com os povos vizinhos. Luis Ramírez, no primeiro relato europeu sobre os guarani do Paraguai, deixou uma nítida impressão dessa sociedade guerreira:

“Aqui con nosotros está outra generación que son nuestros amigos, los cuales se llaman guarenís y por outro nombre chandris. Estos andan derramados por esta tierra y pos otras muchas, como corsários, a causa de ser enemigos de todas estas otras naciones y de otras muchas que adelante diré. Son gente muy traidora, todo loque hacen es con traición. Estos señorean gran parte de esta Índia (...) Estos comen carne humana.” (Carta de Luís Ramírez a su padre desde el Brasil (1528).

Luis Ramírez era membro da tripulação da armada comandada por Sebastián Caboto. A armada, que viajava sob bandeira espanhola, desviou do destino original e acabou, em 1525, chegando ao Rio da Prata. Em carta endereçada ao pai, datada de julho de 1528, Luis Ramírez deixou um valioso testemunho:

“Aqui con nosotros está outra generación que son nuestros amigos, los cuales se llaman guarenís y por outro nombre chandris. Estos andan derramados por esta tierra y pos otras muchas, como corsários, a causa de ser enemigos de todas estas otras naciones y de otras muchas que adelante diré. Son gente muy traidora, todo loque hacen es con traición. Estos señorean gran parte de esta Índia (...) Estos comen carne humana.”

Outro relato de inestimável valor foi escrito pelo militar e conquistador bávaro Ulrico Schimdl, membro voluntário da expedição comercial comandada pelo adelantado Pedro de Mendoza ao Rio da Prata em 1535. O relato, escrito em alemão, e posteriormente publicado em espanhol como Viaje al Río de la Plata, aborda os anos que o autor passou no Novo Mundo, entre 1535 e 1553. A primeira edição foi lançada em 1567. A descrição que Schimdl fez dos guarani da Província de Lambaré deixa entrever toda uma estrutura defensiva composta de fossos e paliçadas, erigida por um povo que tinha na guerra uma das manifestações essenciais do seu modo de ser.



“También hemos hallado su lodalidad o asiento de estos Carios sobre un terreno alto sobre el rio Paraguay. También este asiento está hecho de dos palizadas de palos en derredor o en círculo y cada poste há sido tan grueso como un hombre en la grosura y por la mitad del cuerpo, y ha estado parada una palizada a doce pasos de la outra y los postes han estado enterrados bajo tierra por uma buena braza y sobre la tierra tan altos como hasta donde un hombre puede alcanzar con una tizona larga. También los Carios han tenido sus trincheras, también han hecho fosos a distancia de quince pasos de este muro o palizada tan hondos cuan altos três hombres. Dentro de éstos han clavado una Lanza de un palo duro y ésta há sido tan afilada y puntiaguda como una aguja (...).”

O guarani pintado por Ramirez e Ulrico Schimdl, belicoso, antropófago e traidor, em nada lembra a imagem do dócil selvagem fixada pelos jesuítas.

Os cronistas da primeira metade do século XVI observaram perplexos os rituais de antropofagia, mas foi o conquistador espanhol Cabeza de Vaca quem o detalhou com grande riqueza etnográfica, desde a captura do prisioneiro até a execução ritual. Na crônica que se convencionou chamar de “Comentários”, que registra as experiências do conquistador na sua segunda viagem à América em 1540, encontramos a seguinte descrição:


“Esta nação dos guaranis fala uma linguagem que é entendida por todas as outras castas da província e comem carne humana de todas as outras nações que têm por inimigas. Quando capturam um inimigo na guerra, trazem-no para seu povoado e fazem com ele grandes festas e regozijos, dançando e cantando, o que dura até que ele esteja gordo, no ponto de ser abatido. Porém, enquanto está cativo, dão a ele tudo o que quer comer e lhe entregam suas próprias mulheres ou filhas para que faça com elas os seus prazeres. São estas mesmas mulheres que se encarregam de tratá-lo e de ornamentá-lo com muitas plumas e muitos colares que fazem de ossos e de pedras brancas. Quando esta gordo, as festividades são ainda maiores. Os índios se reúnem e adereças três meninos de seis ou sete anos de idade e colocam-lhes nas mãos umas machadinhas de cobre. Chamam então um índio que é tido como o mais valente entre eles, colocam-lhe uma espada de madeira nas mãos, que chamam de macana, e o conduzem até uma praça onde o fazem dançar durante uma hora. Terminada a dança, dirige-se para o prisioneiro e começa a golpeá-lo pelos ombros, segurando o pau com as duas mãos. Depois bate-lhe pela espinha e em seguida dá seis golpes na cabeça (...) Somente depois de muito bater com aquela espada (...) é que consegue derrubar o prisioneiro e inimigo. Aí então chegam os meninos com as machadinhas e o maior deles, ou filho do principal, é o primeiro a golpeá-lo com a machadinha na cabeça até fazer correr o sangue (...) enquanto estão batendo, os índios que estão em volta gritam e incentivam para que sejam valentes (...) que se recordem que aquele que ali esta já matou sua gente. Quando terminam de matá-lo, aquele índio que o matou toma o seu nome, passando assim a chamar-se como sinal de valentia. Em seguida, as velhas pegam o corpo tombado, começam a despedaçá-lo e a cozinhá-lo em suas panelas. Depois repartem entre si, sendo considerados algo como muito bom de comer, e voltam às suas danças e cantos por mais alguns dias, como forma de regozijo” (Naufrágios e comentários).

Estas descrições contrastam violentamente com a imagem de docilidade e passividade frequentemente atribuída aos guarani. Eram notáveis guerreiros e viviam em permanente conflito com os povos que habitavam as fronteiras dos seus territórios. Schmidl os reputou entre todos os outros como os melhores guerreiros por terra e Ramirez constatou que eram “enemigos de todas estas otras naciones”.

Os guarani eram caçadores e coletores, mas eram também semeadores em constante movimentação no espaço em busca de melhores terras. Praticavam uma horticultura itinerante e exploravam habilmente as terras de florestas, derrubando e queimando árvores para plantar o milho, a mandioca, legumes e outras culturas. Essa particularidade, que os diferenciava das outras etnias que viviam basicamente da caça e da pesca, também foi destacada pelos primeiros cronistas. Ulrico Schmidl exaltou a “gracia divina” por terem encontrado entre os:
 “Carios o Guaraníes (...) trigo turco o maíz y mandiotín, batatas, mandioca-poropí, mandioca-pepirá, maní, bocaja y otros alimentos más, también pescado y carne, venados, puercos del monte, avestruces, ovejas índias, conejos, gallinas y gansos y otras salvajinas (...) También hay en divina abundancia la miedl de la cual se hace el vino; tiene también muchísimo algodón em el país.”


Esses dados permitem um bom contraponto com as teses de Cardiel e Pablo Hernández e com a “anedota” do boi e do arado contada por Alain Guillermou (Ver post anterior). Os guarani, imprevidentes e incapazes de semear e colher pensando no futuro, salvaram da fome com suas lavouras e reservas de alimento os numerosos exércitos espanhóis, e os abasteceu por quase trinta anos. A antropóloga esloveno-paraguaia Branislava Susnik, vale registrar, observou que este abastecimento contínuo de víveres nos primeiros trinta anos da conquista desintegrava a potencialidade econômica e abalava o antigo interesse pelo cultivo entre os guarani (El índio colonial del Paraguay - El Guarani colonial I. 1965). Talvez

Os relatos dos cronistas capturaram imagens das práticas culturais dos guarani antes do avanço da conquista e dos impactos da colonização sobre os territórios e o modo de vida dos povos indígenas. Antes dos franciscanos e dos jesuítas iniciarem seus trabalhos apostólicos, os espanhóis já percorriam e ocupavam estas terras há pelo menos oitenta anos. As guerras, as alianças militares, a exploração da mão-de-obra, as mestiçagens e as duras quedas demográficas alteraram significativamente a distribuição dos grupos indígenas no espaço e as suas formas de organização política. Os guarani do tempo do padre Sepp já não eram os mesmos do tempo de Luis Ramírez. Já haviam passado por diversas experiências com os espanhóis que, certamente, condicionaram as respostas que deram à chegada dos jesuítas. Daí a importância de conhecer este cenário histórico antes da entrada em cena dos missionários.

A jocosa “anedota” utilizada por Guilhermou para ilustrar o caráter dos guarani, devidamente localizada, abre-nos a possibilidade de rastrear as pistas de uma linha discursiva, de matriz jesuítica, que alcança os viajantes naturalistas e se consagra na historiografia e na literatura. O discurso colonial, cuja faceta mais perversa é a construção do colonizado como incapaz e degenerado, se perpetua nestes estereótipos que articulam uma forma sutil de dominação, muitas vezes camuflada de proteção.

O guarani capturado e embalsamado pelo discurso colonial, descrito como “flojo” e imprevidente, infantil e preguiçoso, que não pensa no dia seguinte, contrasta fortemente com os registros dos cronistas da primeira metade do século XVI sobre o guarani guerreiro e semeador. Vista de outra maneira, esta suposta ausência de uma visão de futuro talvez possa nos indicar não algum traço do “modo de ser”, mas os impactos do colonialismo sobre o “modo de ser” guarani. Neste sentido, as fontes coloniais das primeiras décadas da conquista, que flagraram o modo de vida guarani anterior à formação da sociedade colonial e à obra evangelizadora dos jesuítas, permitem um necessário contraponto às fontes coloniais e jesuíticas e a desconstrução de uma matriz discursiva colonial que fixou a imagem negativa e inferiorizada do guarani que se perpetuou na literatura e na historiografia.





sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O GUARANI INFANTIL E IMPREVIDENTE: arqueologia de um estereótipo jesuítico/colonial.


O GUARANI INFANTIL E IMPREVIDENTE: arqueologia de um estereótipo jesuítico/colonial.


A discriminação, o preconceito e as diversas formas de violência sofridas atualmente pelos indígenas no Brasil, de norte a sul, tem como pano de fundo um conjunto de estereótipos, degradantes e marginalizantes, que os infantilizam e os inferiorizam socialmente e intelectualmente. Os estereótipos são imagens poderosas, herdadas dos tempos coloniais, que se traduzem/desdobram, em nosso tempo, em discursos e práticas sociais que atentam contra a dignidade e a alteridade indígenas. Apesar dos avanços promovidos pela constituição de 1988, que lhes assegurou direitos, o respeito ao seu modo de vida e organização social e o reconhecimento do direito originário sobre as terras que tradicionalmente ocupam, os índios ainda são tratados como cidadãos de segunda categoria (para dizer o mínimo).

O efeito mais nocivo dos estereótipos é a naturalização de certas características negativas atribuídas aos indígenas (preguiça, indolência, infantilidade, inconstância, incapacidade e indigência). Tais características, vistas como inatas, portanto insuperáveis, os tornariam inaptos à convivência em sociedade ditas desenvolvidas. O estereótipo opera uma simplificação esquemática das características presumíveis de determinados grupos (Os ingleses são pontuais, os argentinos são arrogantes, os japoneses são educados e disciplinados, etc.). A eleição de um dado particular, e sua elevação à condição de enunciado coletivo, característico do reducionismo que subjaz à construção dos estereótipos, leva às generalizações esquemáticas e à caricatura cultural. Como bem observou Maria Consuelo Cunha Campos (Figurações do outro), “entre a cultura que olha e a que é olhada se estabelece um espelhamento: eu olho o outro e a imagem que construo desse outro me devolve, como um boomerang, uma certa imagem de mim, de nós, imagem, que é, todavia, efetiva negação do outro (...).” O estereótipo, neste caso, enquanto definição negativa do outro, é a afirmação positiva do eu. É um jogo de construções identitárias que define o meu lugar e o lugar do outro no mundo, e os valores que orientam e regem estes mundos. Vejamos um exemplo. Um dos argumentos contrário à demarcação das terras indígenas sustenta que os índios não trabalham. Logo, não precisam de terras. Afinal, terra é para quem trabalha. O entendimento que se tem de trabalho, certamente, não é mesmo que os indígenas têm. O julgamento auto-referenciado (todo estereótipo encerra alguma forma de julgamento) e a constatação da incapacidade do índio para o trabalho são feitos com base na percepção que aquele que julga tem de si mesmo e do que entende por trabalho, ligado a uma racionalidade produtiva e a uma lógica de mercado estranhas ao universo da maioria dos indígenas brasileiros.

Convido-o, caro leitor, a me acompanhar numa breve jornada arqueológica em busca de uma matriz discursiva, responsável pela fixação de algumas características atribuídas aos índios, e perseguir sua trajetória histórica em diferentes contextos, do século XVII ao século XX.

A proposição de uma arqueologia, aqui entendida como o desvelamento das condições históricas em que uma determinada maneira de pensar se configurou, é livremente inspirada em Michel Foucault. O procedimento arqueológico, ao identificar a emergência de uma linhagem discursiva, e situá-la historicamente, possibilita o questionamento dos estereótipos (ou discursos fossilizados) e dos supostos atributos essenciais e transcendentais que definiriam a natureza do indígena.

Comecemos a escavação do passado.

Num ensaio de 1973, sobre a vida de Santo Inácio e a Companhia de Jesus, Alain Guillermou perguntava retoricamente: “Quem eram então esses guaranis?” Seriam eles “selvagens terríveis” ou “bons selvagens”? Entre a visão negativa deixada pelos conquistadores espanhóis, que os pintaram com traços depreciativos que acentuavam sua ferocidade, e a visão romântica, que os imaginavam dóceis e próximos do “estado de natureza”, Guillermou procurou outra maneira de “ilustrar o caráter” dos “guaranis”. Desviou prudentemente das teses da ferocidade e da docilidade, mas deixou-se embalar por uma “anedota” carregada de etnocentrismo:

“Uma vez, alguns guaranis fugiram de uma redução, levando consigo um boi e um arado. Encontraram-nos a alguma distância: com a madeira do arado haviam feito fogo e estavam comendo quartos de boi que haviam assado.” (Alain Guillermou: Santo Inácio e a Companhia de Jesus).

Guillermou apresenta a narrativa sobre o boi e o arado como uma “anedota”. Mas o que exatamente quis dizer com esta “anedota”? Os índios que abandonaram a redução levaram consigo e, logo em seguida, queimaram e comeram o instrumento de trabalho que lhes garantiria a subsistência. O que se pode deduzir disto? O caráter, ou o ser do guarani, seria marcado por esta imprevidência, por este traço de inconseqüência congênita? A “anedota”, recorrente na maneira de descrever os guarani, sugere uma acentuada ingenuidade, acrescida de natural incapacidade prospectiva. Guillermou não endossa nem a tese romântica nem a tese degradante do índio, mas deixa no ar que compartilha de uma visão ainda mais perigosa: a de que o índio, pela incapacidade de pensar prospectivamente, seria incapaz do auto-governo. Os guarani que fugiram da redução, de onde eram tutelados pelos padres, escaparam aos ditames da razão previdente e retornaram ao seu antigo modo de vida. Donde se deduz que, longe das reduções e do olhar vigilante dos padres, os índios deslizam rapidamente para o abrigo das matas, abandonam os frágeis elos que os prendiam à cultura e voltam à inocência selvagem. A “anedota” é uma reedição do tema da natureza inconstante dos índios. É o eco do discurso colonialista e da velha incapacidade europeia de pensar o outro pelos seus próprios termos.

Mais do que indicar o ser/caráter do guarani, esta “anedota” poderia muito bem “ilustrar o caráter” paternalista das reduções e, porque não, do olhar deslocado do intelectual. Na verdade, o que Alan Guillermou chamou de “anedota” traduz a percepção e a pedagogia jesuítica no espaço reducional. Escavando em torno desta ideia vamos encontrar a gênese de um estereótipo colonialista. O jesuíta Antonio Sepp, que atuou nas reduções do Paraguai entre 1691 e 1733, nos deixou páginas preciosas sobre esta suposta ingenuidade guarani. De passagem pela redução de Japeyu, em julho de 1692, ouviu do missionário responsável pela redução uma história que o impressionou:

“Não posso furtar-me a relatar, diz o padre Sepp, neste lugar, o que sucedeu a um missionário, há poucos dias. Deste fato pode-se inferir que este povo não tem previdência alguma, que tudo devora num dia e não cogita de que precisa viver também no dia seguinte. Quando chega a época do amanho e da sementeira (...) o Padre dá de presente a cada índio duas ou três juntas de boi para o amanho da roça, que muitas vezes não vai além de quinze passos. A roça, sem dúvida, não é tão pequena por falta de terra, - porque esta não tem marcos nem cercas, mas está aí livre, para quem queira cultivá-la – mas por pura preguiça! E não dariam conta nem deste pedacinho de roça, deste punhado de terra, se o Padre não apertasse o agricultor preguiçoso com sovas e inspeções incessantes. E não amanhariam este punhado de terra nem em dois meses e mal fariam um carreiro por dia, mas pendurariam sua rede entre duas árvores e fariam folga perpétua”. (Antonio Sepp: Viagem às Missões Jesuíticas e trabalhos apostólicos).

Numa dessas inspeções o padre avistou de longe a fumaça e logo sentiu o cheiro de carne assada. O índio, sentindo-se culpado ao avistar o padre, “começou a tremer”. Um dos bois já havia sido devorado e a roça mal começara a ser lavrada. “Se o Padre quer que o agricultor preguiçoso e seus filhos tenham o que comer o ano todo, precisa não fazer caso e dar-le outro boi. Este fato se deu a pouco tempo com um Padre, e fatos semelhantes se dão todos os anos. Aos europeus isto parecerá incrível, mas aqui entre nós é a dura verdade, que os índios deixam, por pura preguiça, estragar as espigas de milho maduras e amarelas, se os Padres não os ameaçam expressamente com 24 pancadas de sova como castigo. Se alguém pergunta: de que maneira costumais castigar esses índios? Respondo brevemente: Como um pai castiga aos filhos que ama, assim castigamos os que merecem”.

O que Guillermou chamou de “anedota”, padre Sepp relata num tom grave, edificante e pedagógico. O índio glutão e imprevidente, após o castigo corretivo, redimiu-se, beijou a mão do padre e em reconhecimento teria dito as seguintes palavras: “Meu Pai, mil e dez mil vezes te agradeço que por teu castigo paternal ma abriste o juízo e me tornaste no homem que antes não fui.” O arrependimento e a gratidão do índio é a certeza do padre/pai da necessidade da tutela.

A batalha do padre Sepp contra a suposta natureza inconstante dos guarani era a mesma que os primeiros missionários jesuítas que evangelizaram no Paraguai travaram. Nas cartas anuas referentes aos anos de 1637 a 1639, organizada pelo padre Provincial Lupércio de Zurbano, os combates contra os antigos costumes ocupam uma parte considerável dos relatos. Tomemos um exemplo bastante ilustrativo. No “Pueblo” de “Nuestra Señora de Fé” a situação era quase incontornável, e os padres, mesmo trabalhando duro, não viam melhorias animadoras:

“Ya cerca de dos años habían trabajado los Padres desesperadamente, y todavía no se vió mejoría de costumbres, tan indomable es esta gente, tan dura de cabeza, y de tanta bajeza de caráter. No les entran consejos de los Padres. Así es espantosa entre ellos la borrachera, haciéndose un brebaje fermentado de miel silvestre aumentando su eficacia para embriagar cierta flor del campo, donde sacan la miel las abejas. A consecuencia de esta ebriedad son frecuentes abortos, peleas, asesinatos, y a veces verdaderas batallas entre las diferentes tribus de indios”. (Cartas anuas de 1637-1639, escritas por Lupércio de Zurbano ).

Na mesma carta o Provincial prossegue descrevendo a difícil luta dos padres contra os costumes herdados dos antepassados:

“Se aburren de la doctrina cristiana y de los misioneros, sin que por esto se desanimen nuestros Padres en su empeño de evangelizarlos. Las mujeres de estas tierras son desvergonzadas. Borrachas, la cara horriblemente pintada, bailan unas danzas verdaderamente abominables. Al reprenderlas después nuestros Padres por estos abusos, contestan con atrevimiento: Callate, Padre, tú también harás pronto lo mismo que nosotros. Dicen además, que se marchen los Padres a buena hora, cuando no quieren conformarse con nuestras costumbres. Nosotros nunca dejaremos estas costumbres y viviremos como hemos aprendido de nuestros antepasados. Tenemos que multiplicar nuestra raza teniendo muchas mujeres”.


O apego aos antigos costumes e a inconstância dos indígenas dificultavam o trabalho dos missionários. Viveiros de Castro analisou os discursos produzidos na América portuguesa sobre a natureza inconstante dos “selvagens”. A inconstância, “uma constante da equação selvagem”, tornava exasperadora a tarefa de convertê-los. Os índios, na percepção dos jesuítas, eram como “a mata que os agasalhava, sempre pronta a refechar-se sobre os espaços precariamente conquistados pela cultura. Eram como a terra, enganosamente fértil, onde tudo parecia se poder plantar, mas onde nada brotava que não fosse sufocado incontinenti pelas ervas daninhas.”. (Eduardo Viveiros de Castro. A inconstância da alma selvagem).

Padre Zurbano queixou-se dessa inconstância algumas vezes. Chegou a dizer que “nada  tiene consistencia en este mundo”. Ao mesmo tempo em que mostravam disposição para ouvir as palavras dos missionários, com muita facilidade esqueciam a mensagem evangélica e voltavam as velhas práticas.

Em 1731, em visita às reduções do Tape, cem anos depois da carta do padre Zurbano, foi a vez de José Cardiel registrar o “débil y defectuoso entendimento” dos guarani. “Son hombres de un día”, atestou Cardiel, “no discurren las consecuencias de lo futuro”. Devoram numa única refeição o alimento que duraria até quatro meses. Desperdiçam e dão tudo o que tem: “a ese modo es el porte del indio en la providencia económica”. Ao invés da narrativa do boi e do arado, deixada por Sepp, Cardiel  usa como exemplo da inconstancia selvagem o “caso” dos carneiros:
“Es tiempo perdido el usar largos discursos con ellos, ni razones sobre razones. Lo que aprovecha es decirles poco y muy trivial y material en sermones y confesiones, y aun en cosas materiales. Pondré un solo caso: aunque cada día me suceden a mí otros semejantes. Un Padre párroco le dio a guardar a un indio diez carneros, encargándole que cada semana trajese uno para él y su compañero. Hízolo así cinco semanas: y a la sexta vino diciendo que ya se había acabado. Díjole el cura: Cómo puede ser eso? Yo te di diez. – Es verdad, respondió. – Cada semana no has traído más que uno, y sólo cinco semanas los has traído: luego no has traído más que cinco. – Es verdad todo. Si de diez no trajiste más que cinco, quedan otros cinco. Dónde están esos? Respondió: - Tú los comiste. Volvió el Cura en toda forma: A quien de diez no le traen más que cinco, le quedan otros cinco: tú no trajiste más que cinco, etc: y siempre respondía: Tú lo comiste, después de haber concedido todo lo antecedente”. (José Cardiel: Carta y relación de las misiones de la Província del Paraguay).

Cincuenta anos depois da dispersão das missões, o viajante naturalista francês August de Saint-Hilaire, em viagem pelo Rio Grande do Sul, observou entre os guarani este mesmo traço de personalidade e completa ausência da noção de futuro. Passando pela região das missões, em 1822, registrou uma variação da “anedota”:

“Os guaranis, como todos os índios, não têm nenhuma idéia de futuro: aprendem com facilidade o que se lhes ensina, mas não criam nem compõe nada. De índole dócil, obedecem sem dificuldade, mas seu caráter não têm nenhuma fixidez; vivendo só do presente, não podem ser fiéis a palavra empenhada; não possuem nenhuma elevação de alma; são estranhos a qualquer sentimento generoso; ainda menos de honra; não têm ambição, cobiça ou amor próprio. Se alguma vez economizam, é sempre por muito pouco tempo. Um guarani, por exemplo, consegue comprar, por suas economias, uma roupa que pode abrigá-lo, durante longo tempo, das intempéries, mas logo depois a trocará por uma vaca, da qual nada restará ao fim do dia”. (Auguste de Saint-Hilaire: Viagem ao Rio Grande do Sul).

O ponto de vista, desta vez, não é o de um jesuíta, que poderia ser qualificado como suspeito. O juízo foi emitido por uma autoridade científica, um viajante naturalista, de renome internacional e amplo reconhecimento. Ecoando os poderosos juízos emitidos pelo naturalista francês Buffon e Cornelius De Pauw sobre os americanos, Sain-Hilaire fez um diagnóstico sombrio, pessimista e inexorável da situação em que se encontravam os guarani. A sentença final não deixou dúvidas: “A civilização não nasceu para índios.” Imprevidentes e sem visão prospectiva, os guarani eram, para Saint-Hilaire, comparáveis as crianças. Mas a criança, porém, desperta o interesse porquanto será homem um dia. O viajante ilustrado não vê saída para o impasse criado pelo colonialismo. Os guarani encontram-se, pois, encurralados numa espécie de limbo evolutivo, a meio caminho entre a civilização e a selvageria. A vida na floresta não lhes é mais possível, a vida em sociedade lhes é inatingível!

Pablo Hernández, em 1913, também deixou um quadro nada lisonjeiro dos guarani. À total incapacidade de previsão, acrescenta o estado de decadência moral em que se encontravam. O mais notável, avalia o historiador, é que nos primeiros anos de vida a criança guarani anuncia-se como uma promessa. A docilidade, a facilidade para aprender e a disposição prenunciam um “feliz desarrolho”. Mas com tempo, com o passar dos anos, percebe-se que os Guarani estacionam e voltam para trás, “tornándose incapaces e ininteligentes como los mayores, y perdiendo también la gracia y prontitud de aprensión, se volvían broncos y adquirían la tosquedad de los demás índios”. Hernández observa os índios com os olhos de Cardiel e endossa o juízo do padre com a chancela dos “profesores del evolucionismo”. A respeito da imprevisão, nada “muestra mejor ese carácter que la descripción que él hace P. Cardiel: No hay remédio da hacerles prevenir lo futuro, de que guarden el sustento para todo el año”:

“El major trabajo es hacer que hagan buena sementera: porque como el pobre índio no considera lo que há de durar el año, y su ánimo es sumamente flojo, aniñado é inadvertido, con un poço que tenga, ya está más contento (...)”. (Pablo Hernández: Organización social de las doctrinas Guaraníes de la Compañia de Jesús. 1913).

Carlos Dante de Moraes, crítico literário e ensaísta riograndense, dedicou um ensaio ao caráter dos guarani sob o regime missioneiro. Publicado em 1959, o ensaio procurava aplicar conceitos da psicologia ao estudo dos “povos primitivos”. Considerava o guarani de caráter “flutuante e incerto”, tudo nele era duvidoso e tosco. Por mais que os padres se esforçassem, afirma Dante, “jamais conseguiriam tornar o índio capaz de nutrir-se e vestir-se por seu exclusivo labor e iniciativa (...). Deixados a si mesmos, sem o olhar vigilante do padre e a disciplina dos açoites, andariam nus e famintos. Não demonstravam a menor aptidão para tirar partido da terra fértil”. Quanto à criação de animais, não possuíam previdência alguma. Usou o mesmo exemplo de Guillermou para traçar um quadro sorumbático da psicologia guarani: “Comiam o boi que lhes davam para rotear o solo, assando-o no próprio arado, que servia de lenha. Das vacas leiteiras, devoravam a cria, perdendo o leite, e logo depois sacrificavam a mãe.” (Carlos Dantes de Moraes: Figuras e ciclos da história Rio-Grandense).

A repetição da narrativa, inicialmente como passagem edificante, depois como um traço insuperável da condição selvagem e, por fim, como anedota, congela uma imagem estereotipada e a-histórica do guarani no tempo que, pela insistente repetição em diferentes contextos narrativos (nos relatos jesuíticos, nos relatos de viagem e em ensaios históricos), passa a definir-lhe o caráter. O estereótipo, principal estratégia discursiva do poder colonial, fixa uma imagem do colonizado, geralmente expressa em termos excessivos, ou anedóticos. Repetida à exaustão, em diferentes conjunturas históricas e contextos discursivos, acaba produzindo um efeito de naturalização. Os estereótipos acabam por produzir um conhecimento do outro como se fosse um negativo da imagem do colonizador. O discurso colonial, de acordo com Homi K. Bhabha, “é um aparato que acende o reconhecimento e a negação das diferenças raciais-culturais-históricas. Sua função estratégica predominante diz respeito à criação de um espaço para a "subjetividade das pessoas" através da produção de conhecimentos em termos de a vigilância ser exercida e a forma complexa de prazer-desprazer, incitada. O objetivo do discurso colonial se concentra em construir o colonizado como população de tipo degenerado, tendo como base uma origem racial para justificar a conquista e estabelecer sistemas administrativos e culturais.” (Ver: A questão do “outro”: diferença, discriminação e o discurso do colonialismo e O local da cultura).

A jocosa “anedota” utilizada por Guilhermou para ilustrar o caráter dos guarani, devidamente localizada, abre-nos a possibilidade de rastrear as pistas de uma linha discursiva, de matriz jesuítica, que alcança os viajantes naturalistas e se consagra na historiografia e na literatura. O discurso colonial, cuja faceta mais perversa é a construção do colonizado como incapaz e degenerado, se perpetua nestes estereótipos que articulam uma forma sutil de dominação, muitas vezes camuflada de proteção.


Alain Guillermou reproduziu a narrativa do boi e do arado, na forma de uma “anedota”, como se fosse um dado natural do “caráter” dos guarani, sem se preocupar em situá-la historicamente ou mencionar a fonte. Endossou o ponto de vista jesuítico/europeu sem levar em conta as condições históricas que conferiam sentido às representações europeias sobre os indígenas, os interesses e visões de mundo dos sujeitos envolvidos e as profundas assimetrias das sociedades coloniais. Confundindo estereótipo com anedota, Guillermou atualizou e perpetuou a visão dos colonizadores sobre os indígenas. Não precisamos de muita imaginação para saber que a “anedota” é um prato cheio para os detratores hodiernos dos indígenas e para os adversários da demarcação das terras pelo Brasil a fora. Seria a confirmação, com a chancela sofisticada de um linguista francês, de que estão certos. “Não disse, diriam eles, o índio é assim. Adianta dar terras para essa gente? Vão vender a terra, beber todo o dinheiro e depois pedir esmolas e sujar as ruas de nossas cidades.”